A SBBq 2014 destacou o desenvolvimento da ciência no Brasil


A 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) , que aconteceu entre os dias 17 e 20 de maio deste ano, teve em sua programação científica conferências, simpósios, mesas redondas e apresentações individuais.
Prof Moacir
Segundo o presidente da SBBq, o Prof. Dr. Moacir Wajner, participaram desta edição cerca de 1.500 congressistas, entre eles pesquisadores da comunidade científica nacional e internacional, estudantes de pós graduação e iniciação científica, nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular.

O congresso da SBBq 2014 é uma oportunidade para reunir grandes nomes da ciência para troca de informações.

"A ideia do congresso é reunir os tops que estão fazendo ciências de ponta no mundo para entender melhor o corpo humano, as células no estado normal e no estado patológico. Pois, a base é entender o funcionamento da célula, do ponto de vista molecular" explicou o professor.

Um dos importantes nomes que esteve presente na SBBq deste ano foi Francis Sellers Collins, que é um geneticista estadunidense, um dos cientistas mais respeitados da atualidade. Collins tornou-se o cientista que mais rastreou genes com a finalidade de encontrar tratamento para diversas doenças. Esta foi a primeira vez que ele saiu dos EUA para a América Latina, ele realizou uma conferência sobre Desenvolvimento de Pesquisa.

"Nossa sociedade não se interessa somente por Bioquímica, Biologia molecular e Biotecnologia, nós também temos interesse pelo desenvolvimento da ciência no Brasil e, é por isso, que ele está vindo aqui" ressaltou Wajner. O presidente ainda destacou os benefícios que o desenvolvimento da bioquímica tem para o país e para a população. Segundo ele, tanto a população como o país desejam ter pessoas saudáveis. Para isso, é preciso ter conhecimento profundo das células, sendo necessário investir nas moléculas para identificar a parte normal e a parte patológica.

"Reuniões como esta procuram descobrir isso, as razões das doenças e no momento em que se sabe a razão se sabe o tratamento" concluiu o presidente.
Além da troca de conhecimento, areunião também é uma oportunidade que a SBBq oferece para as empresas fornecedoras e distribuidoras de equipamentos, materiais científicos e livros apresentarem seus produtos, revisar conceitos, conhecer novas tendências do mercado, lançar novos produtos e realizar bons negócios.

"A SBBq reuni uma boa parte dos mais importantes clientes que abrangem nosso portfólio de produtos, é um evento que dá bastante visibilidade para nossa empresa" destacou o gerente regional de vendas da Datamed, Clóvis de Oliveira Júnior.
Datamed
Segundo o gerente, em termos de novidade, a Datamed está entrando em um negócio de materiais de insumos. "Estamos entrando no mercado como um distribuidor que atua no Brasil visando suprir uma lacuna no que diz respeito à eficiência de distribuição para melhor atendimento dos clientes" afirmou.

Outra empresa que destacou a importância da reunião para a comunidade científica foi a Nova Analítica. "A SBBq é importante para divulgarmos nossos equipamentos e a nossa empresa. Além disso, os concorrentes estão presentes, nossos clientes, professores, pesquisadores e os alunos que estão iniciando na pesquisa na área acadêmica, e isso é importante para treinarmos a nossa equipe de vendas e para o cliente conhecer o produto e poder vê-lo ao vivo" afirmou Andreza Boveto Moraes, gerente regional de vendas da Nova Analitica.

A Nova Analítica também trouxe uma novidade para apresentar aos seus clientes: "O Pipetmax, da Gilson, é uma estação de pipetagem automatizada, que diferente das plataformas de automação tradicionais, tem tamanho e preço acessível para qualquer laboratório, além de contar com a tradicional Pipetman para execução de suas tarefas de transferência de volume. Nós estamos lançando esse produto na SBBq de 2014" explicou Andreza.
Analítica

Também estavam presentes: Agilent, AB Sciex, BD, Beckman Coulter, BioResearch, Eppendorf , GE, Illumina, , Leica, Life Technologies, Molecular Devices, Nikon do Brasil, Promega, Qiagen, Roche, Thermo Fisher, Uniscience, Waters, entre outras.
A Thermo Fisher e a Life Technologies aproveitaram a SBBq para oficializar a junção das empresas. Foi realizado um coquetel para anunciar a fusão.

O processo de compra iniciou-se em abriu de 2013 e foi finalizado em fevereiro deste ano pelo valor de US$ 15,8 bilhões.

Educação para a Ciência

De acordo com o presidente, a SBBq não está interessada apenas em promover a pesquisa nas ciências da vida em geral, ela também deseja promover a educação para a ciência em crianças. Para isto, foi criado um programa novo que beneficiará crianças desde as pré- escolas até as escolas básicas de ensino. O programa trará ciências de forma simples e divertida através de vídeos com animações, além de levar as crianças para os laboratórios.
"Fizemos uma associação com a Sociedade Britânica de Química, que já tem sites com vídeos, e conseguimos que eles nos cedessem de graça o direito de usá-los. Tudo já está sendo traduzido para o português" destacou ele.

O programa tem o apoio do ministério da Educação, principalmente da fundação CAPES. O programa foi divulgado no dia 19/05. "O ministério vai lançar esse programa como piloto se isso funcionar vai ser aplicado em todas as escolas públicas".

Perfil

O Prof. Dr. Moacir Wajner possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973), atualmente é professor titular do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e presidente da SBBq.

Enquanto a sua área de pesquisa o destaque são as doenças.

"Minha área de pesquisa são doenças genéticas bioquímicas, genéticas porque são herdadas e bioquímicas porque existem alterações bioquímicas celulares. Doenças graves que não são tratadas e diagnosticadas a tempo pode fazer a pessoa ficar com retardo mental severo ou até levar a morte, por isso, o foco são essas doenças" explicou.

Estandes


Voltar