Congresso BrMass acontece de 07 a 11 de dezembro


A cidade de Campinas recebe de 07 a 11 de dezembro o 5º Congresso BrMass.  O congresso reúne profissionais que utilizam, como ferramenta de trabalho, uma técnica chamada espectrometria de massas, utilizada para analisar substâncias (moléculas) químicas. 
A espectrometria de massas é utilizada para pesquisas em várias áreas importantes, dentre elas: determinação de contaminantes em alimentos, avaliação de contaminação ambiental, investigações forenses (CSI), pesquisas sobre câncer, entre outras.

O BrMass irá abordar o status das pesquisas realizadas nestas áreas.

Um exemplo da utilização da EM, segundo o professor Dr. Marcos N. Eberlin, professor Titular do Instituto de Química da UNICAMP, é na saúde publica. Como no teste do pesinho, na qual a EM consegue diagnosticar até 58 doenças congênitas, e com a técnica clássica eram apenas quatro.

A ideia de criar o BrMass surgiu em 2005, quando o professor percebeu a necessidade de reunir todos profissionais que queriam usar esta técnica.

“Em 2005 percebi que precisa reunir todas estas pessoas, para sentar e discutir projetos em colaboração, para aprender EM, porque o pessoal queria usar mais não sabia muito bem o que era isso” disse.
Já na primeira edição o congresso recebeu dois palestrantes ilustres, os ganhadores do prêmio Nobel de Química de 2002, John Feen e Koichi Tanaka.

Neste ano o BrMass vai ter alguns palestrantes que são grandes nomes na EM, são eles o Dr. Raymond E. March, professor Emérito na Universidade de Trent, Dr. Robert B. Cody, Gerente de Produto - Mass Spectrometry Jeol USA, K.W. Michael Siu, PhD, FCIC, FRSC, vice-presidente de Pesquisa Universidade de Windsor, Prof. Facundo M. Fernandez, Georgia Institute of Technology e Prof. Renato Zenobi, Ph.D. , Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH) de Zurique.
A expectativa para o congresso de 2013 é receber de 1100 á 1200 pessoas, com isto, ele irá se tornar o maior congresso nacional, sendo que ele já é o 3º em tamanho no mundo.
Além disso, uma das grandes novidades desse congresso é que ele terá os presidentes das sociedades de EM da França, Espanha, Portugal, Itália, Uruguai, Argentina e do Chile. 

Para saber mais acesse: http://www.brmass.com.br/congresso/index.asp

Sobre o BrMass

O congresso surgiu em 2005, quando professor Dr. Marcos N. Eberlin, Professor Titular do Instituto de Química da UNICAMP e também Presidente da International Mass Spectrometry Foundation, organização que reúne as sociedades de espectrometria de massas de todos os países, teve a ideia de reunir todos os interessados em espectrometria de massa (EM) em um mesmo local.
Desde então, a cada dois anos é realizado o congresso para que os profissionais que utilizam a espectrometria de massa possam compartilhar os seus conhecimento e também suas descobertas.
O BrMass reúne vários palestrantes, grandes nomes da EM, além disso, também promove cursos para ensinar as técnicas para novos profissionais da EM.
Ele também é o 3º em tamanho no mundo e neste ano poderá ser o maior congresso nacional.


Voltar