6º BrMass se consolidou como maior congresso de massas da América Latina


A espectrometria de massas, atualmente, é amplamente utilizada no Brasil, tanto no meio acadêmico, como em centros de pesquisas públicos e privados, no meio industrial, e em muitos campos da ciência.

Em dezembro passado, entre os dias 10 e 14, foi realizado no Rio de Janeiro a 6ª edição do Congresso Brasileiro de Espectrometria de Massas (BrMass) organizado em conjunto com a 1ª Conferência Ibero-Americana de Espectrometria de Massa - 1º IbMASS.
Para o presidente e fundador do BrMASS, Prof. Marcos Eberlin, professor do Instituto de Química da UNICAMP, apesar de um ano de crise, o congresso cumpriu o seu papel.

“Realizamos simplesmente o maior e melhor congresso de massas da América Latina e consagramos o BrMASS como o terceiro maior congresso em MS no mundo. Foi um total de 1410 participantes e um show de ciência e sociabilidade” relatou.
Ao todo, já foram realizados cinco bem-sucedidos congressos do BrMASS, que começaram em 2005 no hotel Royal Palm Plaza, em Campinas (SP). Convidado para ministrar novamente a conferência de abertura do BrMass, o Prof. Dr. Alexander Makarov, da Thermo, também inventor da tecnologia Orbitrap, ressaltou a presença de um maior número de cientistas internacionais.

“Eu acho que esta reunião trouxe mais cientistas internacionais do que a reunião de 2011, e também testemunhei uma presença mais forte de fornecedores. Por isso, penso que realmente cumpriu a intenção de se tornar a 1ª Conferência Ibero-Americana de espectrometria de Massas” afirmou.
Os participantes nesta edição tiveram a oportunidade de prestigiar 105 palestras, além de um amplo e diversificado programa técnico e científico, no qual foram realizados também cursos pré-congresso.

Além disso, em paralelo ao congresso científico também aconteceu a ExpoCenter com a presença das empresas patrocinadoras, algumas delas: Thermo, Analitica, Waters, Sciex, Shimadzu, Bruker, LECO, Peak, Perkin Elmer, Agilent, Merck e Allcrom.
Elas aproveitaram bem o espaço destinado à exposição, construindo seus estandes que enriqueceram, ainda mais, o encontro. Além disso, as empresas e realizaram hospitalities suítes com músicas ao vivo e coquetéis.
Uma novidade deste ano foram os eventos sociais, como o "mergulho coletivo" de avental e também o show de abertura com a Escola de Samba União da Ilha.

Já as palestras contaram com a presença de nomes importantes da espectrometria de massas, como Dr. Alexandre Makarov, da Thermo, Livia Eberlin, da Universidade do Texas (Austin), Gary M. Hieftje, da Indiana University (EUA), entre outros.
A palestra de abertura, que foi ministrada pelo Prof. Dr. Alexander Makarov, teve tema foi “Orbitrap mass spectrometry: a road to ultra-high resolution in every lab”.

“Fiquei honrado pelo convite do Prof. M. Eberlin e eu realmente quis apoiar seu entusiasmo e crença no futuro da espectrometria de massas no Brasil. Isso também foi refletido na minha palestra, onde eu dediquei muito tempo para a longa e difícil história do desenvolvimento Orbitrap, com lições universais sobre a necessidade de perseverar e pensar fora da caixa em qualquer esforço. O outro aspecto da minha palestra foi o esforço contínuo para expandir as aplicações da tecnologia Orbitrap, torná-lo mais acessível e indispensável em cada laboratório analítico. Espero ver essa tecnologia não só em centros de pesquisa proteômica ou metabolômica de ponta, mas também em instituições e empresas ambientais, toxicológicas e clínicas” explicou.
Na área de exposição de pôsteres, os congressistas apresentaram os seus trabalhos relacionados às várias áreas e aplicações da Espectrometria de Massas.Os trabalhos foram avaliados pela comissão científica e os três melhores foram premiados.


Medalha BrMass
O BrMass criou uma homenagem para os pesquisadores que contribuíram para área de espectrometria de massas. A homenagem consiste na entrega de uma medalha aos vencedores. Para tanto, alguns nomes são indicados pela diretoria da sociedade e depois é realizada uma votação para escolher os três ganhadores.

Neste ano a homenagem foi feita a três grandes espectrometristas de massas, dois brasileiros e um norte-americano, que atuam ou atuaram profissionalmente nas empresas de MS aqui no Brasil. E que contribuem assim para o crescimento da área facilitando negócios e a aquisição de equipamentos modernos e adequados. São eles:

• Juarez Araújo Silveira, sócio fundador da Sinc do Brasil, empresa que atuou por 30 anos no segmento de instrumentação científica, e atualmente atua como diretor comercial da divisão analítica da Shimadzu do Brasil.
• Luiz Bravo, sócio fundador da empresa Nova Analitica e distribuidor da Thermo Scientific.
• Larry Burchfield, iniciou sua carreira em MS em 1975, trabalhando para a Finnigan e Thermo Scientific – in Memoriam.

A entrega das medalhas foi realizada durante um elegante jantar de Gala oferecido para proporcionar aos participantes um ambiente descontraído no qual todos puderam interagir.

A conferência de encerramento foi ministrada por Peter Roepstorff, da University Of Southern (Denmark), e teve como tema "Biodiversity: a challenge to Proteomics".


Voltar